Anúncio de Vaga

 

As Aldeias de Crianças SOS Internacional é a organização de cúpula da federação global das Aldeias de Crianças SOS. Enquanto organização não governamental de desenvolvimento social, apoiamos crianças sem cuidados parentais e famílias em condições de vida difíceis através de serviços de assistência, educação, saúde e ajuda de emergência, e defendemos os direitos das crianças e dos jovens, em aliança com uma grande diversidade de parceiros. Trabalhamos em 138 países e territórios, chegando a mais de um milhão de crianças, jovens, famílias e prestadores de cuidados todos os anos.

 

Dezenas de milhares de crianças na Guiné-Bissau vivem na pobreza. Foi neste contexto que o governo contatou as Aldeias de Crianças SOS em 1994, pedindo-nos para começar a trabalhar no país. Durante a guerra civil, a organização levou a cabo um Programa de Ajuda de Emergência SOS, com o objetivo de fornecer à vizinhança imediata da Aldeia de Crianças SOS alimentos, água e material médico.

Atualmente, as Aldeias de Crianças SOS estão a ajudar as crianças e jovens guineenses necessitados, fornecendo creches e educação em três locais diferentes. Quando as crianças já não podem ficar com as suas famílias, as mães SOS de uma das famílias SOS cuidam delas.

Para nos apoiar nesta importante responsabilidade, estamos agora à procura de uma pessoa empenhada: Diretor de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional (F/M)

 

Localização: Bissau (com visitas frequentes ao terreno)

 

Missão:

O Diretor do HROD coordena, comunica e aplica planos e políticas dos Recursos Humanos (RH). O gestor assegura que as operações de RH são realizadas para apoiar o desenvolvimento da Associação Nacional e gere e administra o recrutamento, a orientação, a remuneração e os benefícios, a gestão do desempenho, o desenvolvimento do pessoal e outras atividades de RH. O gestor é responsável pela construção de uma base de recursos humanos forte e alinhada dentro da Associação Nacional que possa impulsionar a realização dos objetivos organizacionais. O gestor promove a aplicação dos valores da organização, das normas legais e éticas e das boas práticas de gestão, e apoia o desenvolvimento de uma força de trabalho estável, empenhada e de elevado desempenho.

 

Tarefas e responsabilidades:

Apoia a estratégia de RH:

  • Lidera o desenvolvimento de estratégias, planos e orçamentos nacionais de RH que apoiam os objetivos estratégicos da Associação Nacional.
  • Assegura a plena implementação definida das normas e melhores práticas de RH
  • Aconselha sobre mudanças estruturais na organização que apoiam a evolução das prioridades estratégicas da Associação Nacional

 

Coordena as atividades de recrutamento e orientação:

  • Apoia o recrutamento de pessoal qualificado e empenhado. Isto inclui a preparação de perfis de emprego e anúncios de recrutamento, a análise de candidaturas e a participação no processo de seleção.
  • Prepara e monitoriza a orientação e integração de novos funcionários e apresenta pessoalmente módulos de orientação básicos.

 

Coordena as atividades de formação e desenvolvimento do pessoal:

  • Avalia as necessidades de formação e desenvolvimento do pessoal e desenvolve planos nacionais de formação e de desenvolvimento pessoal.
  • Coordena a formação inicial e contínua das Mães SOS, dos Educadores de Jovens e de outro pessoal-chave em colaboração com a equipa de formação.
  • Identifica oportunidades para o crescimento e desenvolvimento de funcionários com elevado potencial/talento.
  • Em colaboração com o Diretor Nacional, promove iniciativas de desenvolvimento de gestão e liderança para o pessoal-chave.

 

Coordena a gestão do desempenho:

  • Implementa e coordena o sistema de gestão/avaliação do desempenho a nível nacional, assegurando que o pessoal seja objeto de revisões regulares e de avaliações formais
  • Desenvolve as competências internas neste domínio, facilitando a formação contínua e prestando apoio aos gestores de linha

 

Administra compensações e políticas de RH:

  • Administra as políticas de RH na Associação Nacional, o que inclui regulamentos internos, salários e benefícios, contratos de trabalho, férias, etc.
  • Realiza regularmente estudos de mercado (salários, políticas) e propõe os ajustes necessários ou novas políticas para garantir que a Associação Nacional se mantém competitiva.
  • Assegura que os dados pessoais estão completos, são regularmente atualizados e geridos com a máxima confidencialidade.
  • Atualiza e prepara relatórios sobre os principais dados relativos aos recursos humanos (por exemplo, rotação do pessoal).

 

Cria um ambiente de trabalho favorável:

  • Aconselha sobre questões de direito do trabalho.
  • Promove um ambiente de trabalho favorável.
  • Aconselha sobre questões disciplinares e assegura o cumprimento permanente dos procedimentos aplicáveis.

Presta apoio, aconselhamento e esclarecimento ao pessoal a todos os níveis. Ajuda a ultrapassar problemas de comunicação e a resolver conflitos e queixas importantes dos trabalhadores.

 

 

No que respeita à proteção das crianças e à PHSEA (prevenção contra o assédio, a exploração e o abuso sexual):

  • Participa em sessões de formação sobre proteção infantil e PHEAS (prevenção de assédio, exploração e abuso sexual), incluindo formação online desenvolvida pelas Aldeias de Crianças SOS, e implementa os resultados da formação;
  • Assegura que as atividades do HROD são conduzidas de acordo com as normas de proteção infantil e PHEAS (prevenção de assédio, exploração e abuso sexual) das Aldeias de Crianças SOS.

 

Requisitos:

  • Mestrado em gestão de recursos humanos, gestão, economia, direito ou ciências políticas e administrativas;
  • Cinco (05) anos de experiência, dos quais pelo menos três (03) anos em recursos humanos ou gestão administrativa.
  • Fluência em português e inglês (escrito/oral) e bons conhecimentos de francês;
  • Domínio perfeito do código do trabalho e da legislação social em vigor na Guiné-Bissau;
  • Forte capacidade analítica, organizacional e de resolução de problemas/conflitos;
  • Proficiência em pelo menos um pacote de software de processamento de salários (nomeadamente Sage Pay & RH);
  • Boa capacidade de redação;
  • Integridade, tolerância, objetividade, autoconfiança e respeito pelos colegas e supervisores;
  • Competências de facilitação e formação;
  • Capacidade de trabalhar eficazmente numa organização com vários programas e projetos.
  • Bons conhecimentos de informática (pacote Office).
  • Espírito aberto, sociável, honesto e capaz de trabalhar em equipa.

 

Oferecemos

  • Oportunidades diversificadas, criativas e desafiantes num ambiente de trabalho internacional
  • Possibilidade de dar um contributo significativo e positivo
  • Pacote de remuneração competitivo e excelentes oportunidades de desenvolvimento
  • De acordo com a política de proteção de crianças da organização, todas as contratações estão sujeitas a verificações de antecedentes aplicáveis, incluindo verificações do registo criminal

 

O que defendemos: 

As Aldeias de Crianças SOS estão empenhadas em criar e manter um ambiente de carinho e proteção, que promova os seus valores fundamentais e previna e combata o abuso e a exploração de crianças. Condenamos veementemente todas as formas de abuso e exploração de crianças, seja dentro ou fora da nossa organização, e respondemos sempre a qualquer caso de abuso comprovado, alegado ou tentado dentro da nossa esfera de influência, de acordo com a sua natureza. Os esforços asseguram a existência de mecanismos para aumentar a consciencialização, ajudar na prevenção, encorajar a denúncia e facilitar a resposta. Estes mecanismos vão desde ações de desenvolvimento de recursos humanos, como formação e aconselhamento, a medidas como suspensão, despedimento e ação legal.

 

As Aldeias de Crianças SOS está empenhadas em criar e manter um ambiente de trabalho seguro para os nossos funcionários, para as crianças e jovens e para as comunidades para as quais trabalhamos. A organização proíbe o assédio, a exploração e os abusos por parte de qualquer funcionário, supervisor, gestor, criança, jovem, comunidade, contratante, candidato ou outro indivíduo com quem os funcionários das Aldeias de Crianças SOS entrem em contacto em virtude do seu trabalho. Espera-se que todos os funcionários desempenhem as suas funções de acordo com a nossa política de prevenção e proteção contra o Assédio, Exploração e Abuso Sexual. Para além disso, as Aldeias de Crianças SOS aplicam uma tolerância zero relativamente a qualquer situação de fraude. A organização não cobra qualquer taxa em qualquer fase do processo de recrutamento.

 

Se estiver interessado nesta posição, envie a sua candidatura com o seu Currículo em inglês ou francês, a sua Carta de Apresentação em inglês ou francês, incluindo 3 referências profissionais, a cópia dos seus diplomas e o seu registo criminal até 26 de novembro de 2023, o mais tardar.

Apenas serão revistas as candidaturas recebidas através deste link https://careers-sos-kd.icims.com/jobs/1697/human-resources-and-organizational-development-manager—guinea-bissau/job?mode=view&mobile=false&width=720&height=500&bga=true&needsRedirect=false&jan1offset=0&jun1offset=0

Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados.

A candidatura feminina é fortemente encorajada.