Com apenas 17 anos, a Flávia brilha como um farol de motivação e exuberância. Oriunda da Aldeia de Canchungo das Aldeias de Crianças SOS, o seu percurso notável é uma inspiração para todos nós. Desde a tenra idade de 8 anos, Flávia abraçou a sua paixão pelo futebol, alimentando o sonho de um dia se tornar jogadora profissional. Mesmo quando demonstrava um talento extraordinário em campo, Flávia compreendia a importância primordial da educação. Reconheceu a necessidade de ter um plano de reserva, para o caso de as suas aspirações futebolísticas não se concretizarem. Com uma determinação inabalável, dedicou-se aos estudos, dando o exemplo de uma aluna exemplar.

Mas o destino reservava-lhe mais. O seu coração encontrou outro amor na engenharia informática, uma disciplina que lhe despertou a paixão. Com dedicação e trabalho árduo, dominou os meandros da área, lançando as bases para uma potencial carreira alternativa. O percurso de Flávia deu uma volta fortuita quando começou a participar nos campeonatos anuais de futebol da sua escola, mostrando o seu imenso potencial. Foi nessa altura que um amigo, membro da equipa nacional de futebol juvenil, reconheceu o seu talento excecional. Encorajada pelo amigo, Flávia ganhou coragem para fazer uma audição para a equipa de futebol do Nacional de Juniores. A mistura de ansiedade e excitação era palpável, mas ela perseverou.

Contra todas as probabilidades, a Flávia foi a única jovem de Canchungo a conseguir um lugar cobiçado na equipa nacional de juniores. A sua alegria e gratidão não tinham limites. Agora, de volta à sua cidade natal, Bissau, Flávia dedica-se de alma e coração a ser um trunfo valioso para a sua equipa. Os seus treinadores e colegas de equipa apoiam-na, entusiasmados por tê-la como parte do seu percurso.

Flávia tem como objetivo nada menos do que a consagração internacional no mundo do futebol. Nos próximos cinco a dez anos, ela vê-se como uma força autossuficiente, capaz de sustentar os seus entes queridos. A sua história é um testemunho do poder dos sonhos, da dedicação e do espírito inabalável da juventude.

 

 

 

 

 

*Texto por Jessica Mendes da Silva