Conheça a Joice, uma jovem muito determinada, altamente motivada e doce. O percurso da sua vida começou com adversidades, pois perdeu o padrasto em tenra idade, testemunhando a luta corajosa da mãe como mãe solteira. O que a deixou ansiosa por crescer e ser capaz de apoiar a sua amada mãe. Desde muito cedo, Joice sofria de convulsões inexplicáveis, que a assombravam com incertezas.

 

Apesar dos mistérios médicos que envolviam a sua doença, e ainda assim impulsionada por uma paixão pela aprendizagem e o desejo de fazer a diferença, Joice decidiu ir para a uma academia militar, perseguindo o sonho de uma bolsa de estudos completa em engenharia civil em Lisboa, Portugal. Após o seu primeiro ano na universidade, os exames médicos acabaram por determinar que Joice sofre de epilepsia, o que levou à sua dispensa do exército e ao seu regresso a Bissau.

 

 

Tendo de mudar de carreira, Joice decidiu abraçar os ventos da mudança e concentrar-se no que sempre gostou de fazer a costura.

 

A sua mãe trouxe-lhe uma máquina de costura e ela começou a fazer os seus próprios desenhos. Através de amigos do bairro, ouviu falar das Aldeias de Crianças SOS “Sangue Novo” e decidiu inscrever-se no curso de costura.

 

Embora a Joice goste de costurar, prefere fazer os seus próprios desenhos. Liberdade de criatividade no curso e um pouco mais de diversidade nas técnicas que foram ensinadas. O que ela está mais interessada a fazer são mochilas e malas de mão. “Gosto de dedicar tempo a criar modelos novos e únicos que normalmente não se vêm em Bissau”, diz Joice.

 

Atualmente, Joice é uma jovem trabalhadora independente. As suas mochilas e malas de mão conquistaram os corações dos clientes fiéis que apreciam os seus designs únicos. Com uma visão que se estende para além das fronteiras, Joice sonha em estabelecer uma marca internacional dentro de 10 anos, uma marca que leve o seu nome como símbolo de inovação artística e dedicação ao seu ofício.

Mas a sua ambição não termina com o sucesso pessoal; o desejo de Joice de retribuir à sua comunidade ressoa profundamente dentro dela. “Tenciono oferecer estágios aos jovens de Bissau, mudando as suas vidas, como “Sangue Novo” fez por mim”, diz Joice.

 

 

 

 

 

 

 

*Texto por Jessica Mendes da Silva