Janira é uma pessoa muito aberta e acolhedora. A sua energia positiva é quase palpável. Proveniente de uma família numerosa com origem humilde, as raízes de Janira estão profundamente enraizadas no amor e resiliência. A sua mãe, uma vendedora batalhadora no mercado local, incutiu-lhe o valor da dedicação e da perseverança. Enquanto o seu falecido pai, um corajoso veterano de guerra que lutou pela Independência da Guiné-Bissau, tornou-se uma fonte de inspiração para o seu percurso. O caminho de Janira para o sucesso não foi isento de desafios. Começou a escola um pouco tarde do que o habitual, aos 8 anos de idade, mas nunca deixou que isso a desencorajasse dos seus objetivos académicos.
Apesar das dificuldades financeiras que enfrentou depois de terminar o liceu, o espírito inabalável de Janira e o amor pela sua família levaram-na a suspender os seus sonhos durante três anos, dedicando-se interessadamente a apoiar a mãe e os irmãos na perda do pai. Com o apoio de amigos e professores, Janira descobriu o centro de formação “Sangue Novo”, um sítio que iria mudar a sua vida. Movida pela sua paixão por fazer com que as pessoas se sintam bem consigo próprias, soube imediatamente que Cosmetologia era o curso certo para ela “Quando se está no seu melhor, sente-se no seu melhor”, diz Janira. Com determinação e um coração cheio de entusiasmo, ela procurou persistentemente inscrever-se no programa, fazendo inúmeras telefonemas e visitas ao centro até que finalmente lhe foi concedida a oportunidade.
O mundo da cosmetologia abriu novos horizontes a Janira, que abraçou todos os aspetos com entusiasmo. Desde fazer manicure e pedicure transformadora até dominar a arte da maquilhagem e a magia da massagem, ela encontrou alegria em cada momento da sua formação.
Depois de se formar no “Sangue Novo”, Janira fez um estágio de 3 meses num Spa local, esperando que a levasse a uma carreira gratificante. Embora a posição não tenha resultado num emprego a tempo inteiro, Janira permaneceu sem medo. Com base na experiência que adquiriu, utilizou o dinheiro ganho com dificuldade no estágio para adquirir os materiais necessários para criar o seu próprio negócio em casa. Com dedicação e habilidade, ela construiu uma clientela fiel que apreciava a magia.

“Estou eternamente grata aos professores e aos meus colegas do “Sangue Novo”. As lições que lá aprendi foram para toda a vida”, disse Janira, reconhecendo o impacto da sua formação no seu percurso.
Com a visão do seu próprio Spa/Salão bem presente na sua mente, Janira ambiciona novos horizontes. Janira está atualmente a tentar obter um visto para Lisboa, Portugal, para participar num curso intensivo de cosmetologia durante um ano. Enquanto lá estiver, planeia também formar-se em Marketing e Branding para ajudar a expandir e solidificar o seu negócio. Apoiada de todo o coração pela sua clientela fiel, colegas de “Sangue Novo” e da sua família, Janira está determinada a transformar os seus sonhos em realidade.

 

 

 

 

 

 

 

*Texto por Jessica Mendes da Silva