A SOS Children’s Villages International é uma organização global criada em 1949 que trabalha para atender às necessidades e proteger os interesses e direitos das crianças que perderam os cuidados parentais e aqueles em risco de os perder. Aldeias de Crianças SOS da Guiné-Bissau vem desenvolvendo, desde 1994, as suas atividades no sentido de atender às necessidades e preocupações das crianças. A SOS Guiné-Bissau desenvolve e gere um grande leque de programas e projetos em Bissau, Gabú e Canchungo, incluindo programas de fortalecimento familiar, programas para jovens, escolas primárias e secundárias, jardins infantis, um centro de formação profissional e vários projetos comunitários.
A integração do género na Guiné-Bissau é feita numa base ad hoc e não se observa nenhum esforço coordenado. A integração do género continua a ser um problema em muitas organizações, públicas e privadas, e várias razões têm sido apontadas para a marginalização das questões de género/mulheres.
Embora as Aldeias de Crianças SOS Guiné-Bissau estejam a envidar esforços para garantir a integração do género e iniciativas de empoderamento feminino a todos os níveis dos seus programas em Bissau, Gabú e Canchungo, ainda não dispõem dum plano estratégico nacional sobre a igualdade do género em cada local de trabalho.
Uma ”auditoria de género” é um aspeto do que se chama de análise ‘’mainstreaming’’, incorporando o género nas políticas públicas, incluindo legislação, regulamentos de diferentes organizações, dotações, tributação e projetos sociais, do ponto de vista do seu efeito sobre a situação das mulheres numa sociedade em geral. O objetivo das auditorias de género consiste em conduzir a mudanças em políticas e práticas que contribuam para o aumento da igualdade de género.
A Direção Nacional das Aldeias de Crianças SOS da Guiné-Bissau pretende recrutar um(a) Consultor(a) nacional ou internacional para fazer conduzir uma auditoria sobre igualdade de género na SOS Guinea-Bissau e nas localidades de intervenção da SOS.
Resumo do Posto
O objetivo geral da consultoria é de analisar as considerações de género no cuidado prestado às crianças/jovens do nosso grupo-alvo em relação à implementação de políticas e documentos de orientação estratégica das Aldeias de Crianças SOS Internacional.
Objetivos Específicos
- Avaliar a compreensão do género por parte dos colaboradores, crianças e jovens nos grupos alvo na aldeia de crianças SOS (tanto em cuidados alternativos como nos projetos de fortalecimento familiar)
- Avaliar o modo como o género é tido em consideração na aplicação de políticas e documentos de orientação estratégica no seio da Associação Nacional (Política Internacional de Género das Aldeias de Crianças SOS, Política de Proteção à Criança, Diretriz de Gatekeeping, Diretriz de Descrição de Serviço, Diretriz de Desenvolvimento de Jovens, Diretriz de Pais SOS, etc.).
- Analisar as considerações e práticas de género nos programas da SOS e amplamente nas áreas de intervenção da Aldeia de Crianças SOS da Guiné Bissau
- Identificar os pontos fortes e fracos da integração do género em todas as operações da Aldeia de Crianças SOS da Guiné Bissau
- Desenvolver uma estratégia de igualdade de género para servir de referência e enquadrar futuras práticas de género em todas as áreas de trabalho da SOS CV Guiné Bissau.
Qualificações e Habilidades exigidas
O gabinete de consultoria ou o consultor devem enquadrar-se nos seguintes requisitos:
- Mestrado ou especialização em estudos de género, estudos de desenvolvimento ou quaisquer outras disciplinas relevantes na área das ciências sociais.
- Um mínimo de 5 anos de experiência gradualmente responsável em áreas de análise de género, auditoria e estudos de base relacionados.
- Excelente domínio de português, francês e/ou inglês.
- Experiência comprovada em realização de auditoria de género
- O gabinete de consultoria deve afetar pessoal com experiência profissional relevante para realizar o estudo de auditoria de género. O gabinete de consultoria ou o consultor deve estar inscrito e possuir uma licença valida.
Para se candidatar, envie por e-mail (recrutamento.nogw@sosbissau.org)
- Um Curriculum Vitae
- Uma carta de motivação
- Proposta tecnica e finaceira
- Copias de documentos que provem a experiencia em consultorias.
O título do trabalho deve ser mencionado na linha de assunto. Para mais esclarecimentos, mande um email para recrutamento.nogw@sosbissau.org ou contate-nos através do número 956421454
Data limite de candidatura: 11 de novembro de 2022
As candidaturas femininas são fortemente encorajadas